sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A VOZ DAS ROSAS DE ALHAMBRA!

Jardim de Rosas de Alhambra

Hoje, as 17h02, iniciou a Primavera no Hemisfério Sul
(e o Outono no Hemisfério Norte).
Muito inspirada escrevi quase um artigo no facebook,
que optei por salvar no meu blog e
de complementá-lo com uma parte II.
E para me inspirar, lembrei do belo Jardim de Rosas
de Alhambra, em Granada, Espanha,
que visitei em maio de 2001 acho,
e lá tive uma experiência maravilhosa
de ouvir a Voz da Rosa...
digo, do Coração...
(lendo parte II entenderão).
(Quem se interessar, busque por mais imagens ou vídeos de Alhambra).

PARTE I (conforme postado hoje no Facebook)

FELIZ PRIMAVERA A TODOS COM LAO TSE!
Aprendi muita coisa na vida e hoje sei que tudo que aprendi pode se resumir no que diz este vídeo - ou, dito por mim:
- Somente quando se aprende a ouvir A VOZ DO SILÊNCIO é que nos reconectamos com o CENTRO, O VAZIO, A FONTE, O CRISTO INTERIOR e isso realmente é orar no sentido mais pleno, meditar no sentido absoluto e SER!
Mas o dia-a-dia nos joga prá lá e prá cá, como um barco ao vento e se daí perdemos esta conexão nos desesperamos e perdemos o Centro, perdemos a Fé, perdemos a ÂNCORA DIVINA - cada religião fala disso a seu modo e acada um atinge isso a seu modo, mas aprendi que o modo mais simples é o proposto por Tolle:
- Varias vezes ao dia pare uns segundos e lembre desta FONTE DE PAZ QUE HÁ EM TI! Pode chamá-la de Deus, Pai, Vazio, Tao, Presença, A Voz do Silêncio... o nome não importa, importa apenas que este nome nos conecte com esta Fonte de Quietude - na Bíblia: Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS! A Moisés A FONTE disse: EU SOU O QUE SOU! Este EU SOU é o Eco do Eterno em nós. O Eco Divino que nos fala o tempo todo, mas nós "falamos o tempo todo" até para orar... por isso alguns definiram que a diferença entre Meditar e Orar é que Orar é Falar, Fazer... usando o eu... Meditar é Ouvir, Não-Ação... é PERMITIR OUVIR O SOM DO SILÊNCIO DE DEUS - pois que esta Voz é tão sutil, tão simples, tão sem som... que a maioria jamais a vai ouvir apenas porque não PARAM DE FALAR, NÃO PARAM DE AGIR... NÃO TEM TEMPO DE OUVIR A VOZ DE DEUS QUE FALA NO CORAÇÃO DE CADA UM - o coração é o microfone divino, mas comparado ao microfone da mente que é alta, ruidosa e a fala nem se fala... não há como ouvir a Voz do Silêncio.

Portanto não existe Religião superior ao Silêncio - pois Religião significa Religio - o único propósito de cada religião deveria ser nos religar a Deus... através do Coração, através do Silêncio... sim, você pode iniciar orando, pedindo por silêncio, por sabedoria... mas então páre, não force nada, apenas relaxe - se preferir pense em Jesus, em Buddha, numa flor, num lago silencioso... importa que fique RECEPTIVO - não pense que vai ouvir algo... a Voz sem Som fala de um modo totalmente pessoal - uma vezes via imagens, outras via intuição, outras via sentimento... vai aprendendo... Deus tem tempo - você é que não tem tempo para Deus.
(Estou aprendendo também, a cada dia, a cada ano e saiba que as vezes a gente tem fases incríveis - o maior desafio é MANTER ESTA CONEXÃO EM ÉPOCAS OU SITUAÇÕES MAIS DIFÍCEIS - aí onde mais precisaríamos, é onde mais saimos do centro e perdemos O CONTATO COM DEUS e isso é a maior desgraça que existe e A MAIOR GRAÇA É RESERVARMOS TODOS OS DIAS UNS MINUTOS PARA OUVIR A VOZ SEM SOM: eu faço paradas várias vezes ao dia principalmente diante de algo importante ou urgente - e peço apenas GUIE-ME! E claro, antes de sair da casa: AGRADEÇO PELAS BENÇÃOS RECEBIDAS NO DIA ANTERIOR E AGRADEÇO PELAS BENÇÃOS A SE REVELAREM NO DIA DE HOJE, entre outros).
NESTE SENTIDO: FELIZ PRIMAVERA! 
Que sua Beleza nos inspire ao Silêncio que emana da Natureza!

PARTE II
A VOZ DAS ROSAS... DE ALHAMBRA...

Naquele ano tive que ir correndo pegar férias e o único lugar mais quente em maio seria Espanha. Por meio de uma conversa ao acaso com amigos estes me recomendaram conhecer Alhambra e de quebra pegar uma praia em Málaga. Lá fui eu. Solita... pero tranquila. Meu namorado alemão não podia ir comigo... pena, mas eu tinha que ir porque havia trocado de emprego em abril, mas já avisei na nova empresa que em maio teria que tirar uma semana de férias - isso na Suíça não é problema, claro, desde que tudo acordado.

Málaga é uma cidade linda. Pegar praia ficou na história... ventava demais, quase frio. Desisti. Visitei a cidade e aproveitei para visitar Alhambra, ainda mais depois que li o livro que eles haviam me recomendado para entrar no espírito de Alhambra. Bem, só o nome já me arrepiava... mas na época a internet estava chegando e eu mal sabia o que esperaria! E foi bom. Pois tudo foi uma grata surpresa. 
A história do livro (vou ver se lembro o nome em alemão) girava em torno da época em que judeus, árabes e cristãos viviam em paz em Alhambra - trocavam presentes nas datas festivas de cada um e se respeitavam... mas isso não durou muito tempo! Mas, hoje vamos ficar com esta imagem de paz e beleza que caracteriza uma colina em meio a Granada onde foi construída a lendária Alhambra!

Várias coisas me impressionaram em Alhambra, mas certamente andar pelas alamedas de rosas, de todas as cores, justo florindo, foi a vivência mais preciosa que já tive...
De repente o tempo parou... senti o eterno presente... uma paz sem limites... e então entendi do porque os árabes tinham tanta loucura pelo verde, que emoldurava todos os cantos de Alhambra: primeiro porque vivem em regiões desérticas, e então, para eles, a natureza e o verde são símbolos do céu!
Mas entendi mais: assim como os japoneses usam seus jardins zen para sentir o silêncio e o representar, um belo jardim de rosas e flores pode nos transportar para uma região dentro de nós onde mora o SILÊNCIO. Vivi isso e jamais vou esquecer - o silêncio se fez carne, penetrou em cada célula de meu Ser!

Tempo depois, aprofundando minha experiência transformadora em Alhambra eu entendi do porque a Natureza como um todo pode nos transportar para dentro de nós, para o CENTRO DO SILÊNCIO.
E imaginei criar Caminhadas Zen - tempos depois, anos depois, por acaso soube de um projeto similar. 
Ou seja: aprendi que podemos usar quase tudo para nos centrar e nos conectar com O PODER DO SILÊNCIO. Tolle fala muito disso. Uma vez, esperando a Van para ir trabalhar, me foquei numa árvore sem pensar, sem julgar, zen... zen nada... e de repente senti o SILÊNCIO que vinha dela, o silêncio que só é possível de forma natural aos reinos abaixo de nós, porque não pensam! Toda a beleza e tragédia do ser humano consiste no fato dele pensar!
Beleza porque nos dota de autoconsciência. O animal tem inteligência mas não tem consciência de si.
Tragédia porque nos deixamos dominar por um instrumento que deveria apenas nos ajudar!

Tolle fala do ruído mental e posso falar de minha experiência antes de ler Tolle - foi usando a técnica de Ramana Maharshi, que consiste em se perguntar (sem se responder, nem meditar, mas perguntar e deixar a pergunta ecoar... dentro de si):
- QUEM SOU EU?
Parece simples demais... mas por isso é tão poderosa SE PRATICADA e regularmente, como com tudo.
Ninguém se forma numa Universidade se faltar metade das aulas, nem ganha músculos se forma uma semana na academia e na outra não e assim por diante.
A parte espiritual requer a mesma coisa: prática regular! Se não pode todos os dias, intercale, estabeleça 1-2-3 dias por semana, mas sempre o mesmo. 
Assim estabeleci que praticaria a Pergunta todas as manhãs e noites por no mínimo 15 minutos. 
No começo foi terrível - senti mil vozes na mente, pensamentos que não paravam de jorrar - juro, fiquei chocada! Jamais tinha tomado consciência deste trânsito constante de pensamentos. Um caos. Aos poucos coloquei alguns semáforos e eles se tornaram mais ordenados, mas jamais fiquei com raiva, nem tentei forçar não pensar - apenas os observei sem julgar e eles foram ficando menos... OBSERVAR lhes tira o poder. Eles ficam inibidos, sabiam? É o ego que sente flagrado, pois, aqui vai um dos segredos mais chaves de toda busca espiritual:
- O ego basicamente é formado pela mente!Pela mente racional!
- O ego basicamente é uma colcha de retalhos feita de pensamentos, crenças, hábitos!
Por isso existe algo muito elementar:
- Enquanto você definir teu ser pelo teu pensar, você terá a identidade de teu pensar.
Todo trabalho de um caminho espiritual é retirar os véus criados pelo teu pensar!
Se você uma vez viver isso nunca mais será o mesmo e terá iniciada sua jornada de volta ao seu SER.
Dentro de ti, pois
O REINO DE DEUS ESTÁ EM VÓS, MAIS PRÓXIMO QUE MÃOS E PÉS!

Então porque existem tantos caminhos, religiões e técnicas para realizar este RETORNO A CASA DO PAI (em ti, via teu coração - sim, pois o Coração é o Grande Portal para A CASA DO PAI)?

Porque a cada época e povo tal conhecimento era repassado quase que de forma velada e hoje sabemos porque.
Porque os seres trevosos, que nos queriam ver dependentes e submissos, se infiltraram na maioria das religiões e enfatizaram o culto externo a um santo, mestre ou profeta, tanto faz, a grande jogada era tornar o ser humano dependente de alguém - pois se ele descobrisse que pode chegar ao Pai via seu Coração adeus igrejas e poderes... igrejas poderiam existir, mas o poder estaria perdido. 
Por isso Jesus foi crucificado, porque eles o incitaram a proclamar que era Filho de Deus - e os seres trevosos trataram de tirar partes chaves dos Evangelhos, deixando algumas frases mal compreendidas, onde Jesus enfatizava que todos poderiam contatar o Pai E SE TORNAR PERFEITO COMO ELE! Ora, esta frase nos diz tudo? Entre outras que venho citando sem parar em diversos artigos.

AS DUAS GRANDES VIAS 
E agora mais dicas chaves:
- Existem dois grandes caminhos para se chegar ao PAI: 
Na Índia se chama de a via do Conhecimento (Jnana/Gnosis) ou da Entrega (Bhakti/Devoção). 
Um é masculino o outro feminino. 
Ou seja: se um devoto de Buddha, Krishna, Jesus for tão fervoroso ele vai acabar inflamando seu coração com tanto amor que vai romper os véus da mente e atingir o Portal do Coração e vai então ter acesso a todo Conhecimento de primeira mão. Veja quantos humildes se tornaram santos e sábios. Foi por esta via.
Ramana dizia que tanto faz: o caminho dele era via Conhecimento, ou Autoconhecimento, pois implicava na pergunta QUEM SOU EU. Ele dizia que no final este Caminho culminava na Entrega e o Coração seria inflamado pelo Amor
E acredite, não dá para forçar seguir via X ou Y, porque todos trazemos nossas tendências e se uma via espiritual já é complicada por causa do ego, mais difícil se torna se insistimos em seguir um método que não condiz com nossa alma, mas... nossa alma está saturada de heranças distorcidas, por isso, nem sempre o que nos parece natural é nossa melhor via!!!

Mas hoje, olhando para trás, com minhas experiências, digo que:

UMA ALMA MADURA EM QUALQUER CAMINHO TRANSFIGURA!
Ou usando a sabedoria sufi (li estes dias esta frase):
Há tantos caminhos quantos corações!
Bem isso.
Aliás, ao buscar pela frase, pois não me recordava direito dela, achei um artigo onde é explicado de forma muito simples e direta o sufismo, uma vertente do Islão, que foi tão combatida quanto a Gnosis do Cristianismo, e tudo porque ambas postulavam que o Homem pode contatar o PAI diretamente através do CORAÇÃO, porque, tal como disse, ele é Portal, a Porta de Acesso ao PAI.
Vejam que dançar e todas as artes antigamente era Técnicas para acessar o Silêncio, o Portal!!!
E podem ainda ser, desde que usadas para este propósito!

Mas, se é tão simples, porque tantas técnicas complicadas?

1)  Porque cada época e raça tinha suas limitações na época e as técnicas foram adaptadas à capacidade de assimilação incluso aqui a resistência do ser humano de aceitar que tem o direito de conhecer o Pai - de se tornar Uno com Ele. Isso ainda é, para muitos, um pensamento herético, porque nossos genes tem a lembrança de perseguições e mortes por causa desta "heresia".

2) Por outro lado, como era perigoso falar às claras, inventaram simbolismos e outros elementos para encobrir o que praticavam para não serem mortos ou perseguidos.

Hoje temos outro tipo de problema: se no passado nossos medos e heranças culturais eram nossos piores bloqueios para acessar o Portal do Coração, hoje é a tecnologia e toda sorte de distrações que nos tomam todo o tempo, incluso aqui a ideia central de ser alguém importante na vida, de ter um status, etc. Veja, podemos ter tudo isso sem por isso desmerecer a jornada espiritual, mas isso poucos compreendem.

Hoje, nossa mente está tão saturada em ter, ter, ter, que não temos tempo para ser. 
Portanto, dependendo da pessoa, o subconsciente dela não aceita uma técnica simples, a mente diz que isso não funciona - que não pode ser tão fácil. Mas poderia... bastaria ela se abrir.
Aliás, constatei  que o caminho é tão complexo quanto é nosso ego e sua ideia de quão complexo tem que ser o caminho para chegar ao Portal do Coração! 
Ou seja:
SE eu achar que tem que ser complexo, só vou me render a um método complexo.
SE eu achar que pode ser simples e direto, vou me render a um método simples e direto.

Parece cruel e é, porque a MENTE é poderosa o suficiente para incluso definir qual caminho ELA ACHA O MELHOR DE ACORDO COM OS BLOQUEIOS E CONCEPÇÕES DELA. Mas... você nem vai perceber - você apenas vai seguir seu caminho e achar que ele é, de fato, o único, o melhor, etc.

O que eu constatei por mim, e por outros, que realmente o grande bloqueio é apenas isso: um grande bloqueio. Ou seja: não existe isso de só um caminho funcionar, existe sim um caminho mais adequado para meu tipo e isso pode incluir meus bloqueios mentais, ou não. Pode ser que o caminho que escolhi, de fato, é o melhor por várias razões, mas nem por isso o único.

E eu constatei mais uma coisa:
- A maioria dos caminhos é complexa porque justamente realiza o caminho via eu, ou seja: todas as técnicas são voltadas para o eu fazer, ou que seja nenhuma técnica. Mas o fazer no sentido óbvio é fundamental. E para muitos quanto mais complexo mais importante ou bom deve ser o método! Isso alimenta o ego espiritual e o deixa vaidoso de si.
Então é longo este caminho porque implica em desmascarar este eu usando o eu e aí muitas vezes o tiro sai pela culatra.
- Os caminhos mais simples já o são porque realizam o caminho ao inverso: buscam reforçar de cara o contato com A FONTE, com A VOZ DO CORAÇÃO e isso acaba por enfraquecer naturalmente o ego e as mascaras e véus vão caindo sem dramas. 

Mas existe uma LEI que vale para todos: sejam caminhos femininos, masculinos, diretos ou indiretos, é que o caminho precisa te levar AO PORTAL DO CORAÇÃO, que seja via mente, que seja via técnicas físicas, como dançar, que seja via observar, perguntar, que seja via silenciar, seja como for...
E acredite:
- No final constatei que aqui na dualidade falamos apenas de caminhos masculinos e femininos, mas existe sempre o terceiro elemento subjacente, que forma a Trindade, portanto, há caminhos que para mim fogem do elemento feminino e masculino e são livres de conceitos e técnicas - usam tudo como meio - tal como um Tolle:
- Podemos usar qualquer momento para nos voltarmos para o CENTRO - que Ramana diz que fica no lado direito do peito - nem no meio, nem à esquerda - O CORAÇÃO ESPIRITUAL - mas tampouco isso é vital, vital é seu RETORNO AO CENTRO - é se voltar várias vezes ao dia ao Centro e saber que lá é o acesso AO PAI EM TI e o VOLTAR-SE PARA ESTE CENTRO equivale A BATER A PORTA.
Jesus não disse:
- BATEI E ABRIR-SE-VOS-Á?
Também podemos aplicar esta frase a isso.
Aliás, olha que imagem linda me veio se você foi criado como cristão e sente afinidade com Jesus:
- Várias vezes ao dia, por nada, ou por algo, VOLTE-SE PARA DENTRO e se veja BATENDO NA PORTA DO CORAÇÃO! E imagine Jesus abrindo ou O PAI. Tanto faz. O que for mais forte para ti é o que vai funcionar. Pode usar Buddha, pode usar Krishna, pode usar um símbolo como a Flor de Lótus, uma Rosa, ou uma LUZ INTENSA... o que mais lhe agradar e lhe dar a ideia de FONTE!

Essa é uma técnica que você pode usar mesmo que frequente uma igreja ou outro grupo espiritual.
Ele vai reforçar tua fé e você vai poder inspirar outros. Apenas cuidado para quem falar algo, sabe como o ser humano é fanático por natureza... por outro lado, comente com quem sentir.

Sendo assim, a natureza pode ser sim uma via para acessar o PORTAL, aliás, queria mesmo retomar este tema:
- Nosso maior entrave é a mente que não para de pensar e que quer controlar tudo.

O EXEMPLO DAS NUVENS E DO SOL 
Ramana e outros indianos usavam a imagem das nuvens e do sol.
Os pensamentos são as nuvens que obscurecem o sol, mas não o eliminam.
Precisamos nos livrar da ideia que SOMOS NUVENS - SOMOS EM ESSÊNCIA SOL!
Mas nós formamos nossa Identidade baseado em pensamentos, conceitos mil herdados via genes da família, ou adquiridos via educação ou outras vias... mas será que SOMOS ISSO?
Isso são as nuvens... e o que é SER SOL?

Garanto algo: quanto mais simples for sua técnica de ACESSAR O SEU PORTAL, mais gentil será seu processo. A ideia de que precisamos nos purificar sem parar foi válida no passado quando não estávamos maduros para uma técnica direta, mas lembre-se:
- Uma técnica direta ou simples vai lhe purificar (tirar as nuvens) de forma indireta, gentil e sem você interferir muito! Vai apenas depender de sua persistência. 

Sugiro ler como inspiração o livro O PODER DO AGORA e depois comprar o livreto PRATICANDO O PODER DO AGORA para você iniciar, ou então achar vídeos no Youtube de Tolle - todos são ótimos e inspiradores. E disso precisamos demais, ou seja, de impulsos para nossa jornada. Um grupo oficial ajuda neste sentido, mas se não achar um de acordo com suas necessidades, hoje podemos incluso usar da via virtual para nos inspirar e praticar O ACESSO AO PAI EM NÓS.

A JORNADA DE VOLTA AO CENTRO pode ser feito meditando, orando, invocando, cantando, dançando, refletindo, tudo junto, ou não... alguns usarão mal qualquer uma das vias e isso é inevitável, mas quem usar de coração, chegará... ao coração.
Aos mais teóricos e visuais, sugiro veementemente assistirem ao vídeo de Matias de Stefano que postei dia 21 de setembro. Até via Geometria podemos acessar o Portal!!! 

E no final uma dica chave geral que o link do vídeo de Lao Tzu (a pronúncia deve ser Lao Tsé, pois é a versão mais comum) vai comentar mas que vai passar batido para muitos, pelo óbvio:
- Não temos tempo! Melhor:
- Não nos concedemos tempo!
Há muito o que fazer, mesmo a "a nível espiritual".
E eu aprendi uma coisa chave entre outras, mas essa é essencial:
- Precisamos parar de correr contra o tempo... a Voz do Silêncio não se conquista à força!
- O acesso é uma questão de tempo sim, como com tudo, mas, sobretudo para quem SE DÁ O TEMPO.
Exemplo:
- Acordo e já acesso o Portal e peço para me Guiar durante o dia!
- Durante o dia paro diversas vezes, conforme for,  para saber o que é mais importante fazer naquele dia no escritório - e as vezes flui um impulso que jamais teria tido via racional.
Aliás, aqui repito que não aguardem OUVIR A VOZ... esta Voz do Silêncio flui, a gente apenas se abre, podemos pedir sim para ela nos guiar, mas não forçar. 
Portanto, quando pedir por ajuda para saber o que fazer hoje em relação a X ou Y, a resposta pode vir por um impulso espontâneo de fazer algo sem pensar, ou por um sentimento, ou uma imagem (que você talvez nem tenha percebido por achar que a resposta tenha que vir por...?), pode vir por um e-mail que vai abrir dali a pouco, enfim... apenas fique aberto e alerta sem se forçar... relaxe, quanto mais relaxado mais vai saber e perceber a dica. E de prática em prática vai aprender a ouvir a voz em meio a muito ruído, inclusive, mas no começo um espaço tranquilo é bom e com o tempo saberá invocar este ajuda e saberá identificar a Voz em qualquer situação.
Esta Voz sem Som vai te inspirar de forma cada vez mais pessoal por isso não vou comentar detalhes pessoais, pois isso o fará crer que também terá que ser como foi e é comigo. Abra-se. Relaxe. Confie. E, sobretudo pratique, pratique.
Esta Voz vai te inspirar, guiar, na vida pessoal, profissional, afetiva, em tudo, com todos.
Não significa que não terá problemas, mas não os problemas advindos por ter seguido seu ego.
E isso já é meio caminho andado, acredite. É uma GRAÇA IMENSA!
As vezes, se estou em casa, deito cinco minutos ou dez, por nada, e tudo se organiza, tenho ideias novas, constato coisas que deveria fazer, enfim... altamente inspirador saber relaxar para ter tempo de receber os impulsos chaves.

Dica mais ativa
Outra dica chave: peça sempre por orientação, como uma criança a um Pai ou Mãe, confiando plenamente, pode fazer em forma de oração se sentir necessidade de verbalizar, mas depois silencie... confie. E não espera sentado. Vá fazer algo e a inspiração surgirá na hora certa. CONFIE. Confiar é tudo. 
Uma vez, por exemplo, falei claramente para MEU SER que eu não conseguia perdoar X pessoa e o que ela me sugere fazer. Como fiquei muito apegada a uma resposta, decidi fazer algo para "relaxar" e assim desapegar. Fui mexer na cozinha e de repente me veio esta refrão em forma de canção na mente de forma tão clara que levei um susto:
- Não importa o que você fizer, eu vou continuar te amando do jeito que você é!
Nossa. Deu um eureca, digo dois:
1) Entendi que, de fato, o SER, O PAI,
- NOS AMA IN-CONDICIONALMENTE!!! 
SEM ESTABELECER CONDIÇÕES!
2) Sorri sozinha e percebi que poderia então apenas entregar minha mágoa e ela seria resolvida com o tempo. 
Esta resposta me aliviou e me mostrou que não preciso forçar nada - nem o perdão, nem a mágoa!

Por isso este caminho é difícil para pessoas muito racionais - aliás, as pessoas confundem muito o fato de alguém gostar de ler e saber em ser racional. Isso depende. Você pode gostar de ler e saber sem se apegar - apenas para se inspirar, por exemplo. Que é o meu caso. Grandes livros inspiram e motivam a alma rumo ao Pai. Outros livros mostram o que não se deve fazer - o discernimento só se adquire quando se conhece um pouco de tudo, mas a maioria se apega aos conhecimentos e isso pode gerar fanatismo. Seguir uma linha geralmente é o normal, porque ela deveria indicar o caminho da alma, mas isso nem sempre é a verdade total - as vezes, no começo da caminhada, é bom conhecer mais de um caminho e refletir e ver qual realmente bate com o coração. Algumas vias, de fato, são equivocadas de antemão. Mas isso nem sempre é fácil de saber. Na dúvida busque por uma ajuda com alguém de confiança - a maioria apenas puxa a sardinha pro seu lado. Infelizmente. Diferente disso é saber que seu caminho é X, mas que este pode não ser o caminho de fulano. Respeite seu caminho, mas busque entender que ele não pode ser bom para todos, por melhor que seja.

Portanto, nesse planeta, onde há tantos níveis de consciência, é, de fato, miraculoso que sejamos normais em certo sentido. E cada vez mais nascem almas livres, que sabem trafegar em meio a vários métodos e tirar o melhor de todos. Por isso, sejamos gentis conosco e com os demais, a busca de um caminho que mais lhe condiz. 
O CAMINHO PRECISA LHE INSPIRAR - FAZER FELIZ!
Isso é essencial! Mesmo que desconstruir o ego possa ser sofrido em alguns momentos, mas o método precisa lhe inspirar, senão é muito mais difícil.
E mais uma dica final:
- Cada um usa palavras de acordo com sua época e cultura para dizer o equivalente a:
- Destruir o ego, morte do ego, crucificar o ego, renunciar ao ego...
Hoje, mais maduros, vamos ver que tais termos são dramáticos, porque quando você é mais gentil, também a visão e o método são mais gentis.
No caminho via Tolle e Ramana, por exemplo, não há este conceito de dor, de perda, pois como o foco é NO SER, o não-ser (o ego), desaparece sem a gente sofrer, pelo contrário... 
Cuidado, métodos muito radicais acabam criando um super-ego espiritual que vai tomar o lugar do SER e te enganar!
- Métodos complexos são como os que buscam eliminar as folhas de uma árvore... trabalho sem fim.
- Métodos simples atacam a raiz... a árvore do ego cai, e no lugar surge A ARVORE DA VIDA.

Afinal, há um segredo que poucos contam - descobri via práticas de Ramana e quase tive um surto...
- Nosso ego é a parcela inconsciente do SER DE SI.
Na medida que ELE SE TORNA CIENTE DE SI VIA TI... ocorre uma misteriosa alquimia... que vai culminar na transfiguração em vida... e, louvável surpresa: 
- o temporal será tragado pelo eterno e se tornará eternal!
Quem entendeu... uma bela inspiração para seguir a jornada de volta AO LAR. 

RESUMINDO:
- Seja gentil consigo.
- Não force o ego que o reforçará.
- Centre-se várias vezes ao dia como achar melhor.
- E relaxe e confie.
- A pressa não só é inimiga da perfeição humana, mas da divina.
- Desconfie dos radicais. São parciais e não sabem.
- Não existe algo como deus vinga-dor, puni-dor... este é o falso deus criado pelos homens.
- O VERDADEIRO DEUS OU PAI OU FONTE É AMOR!
AMOR PERDOA, COMPREENDE, ESPERA, CONFIA...

Seguem alguns links para inspirar:
SUFISMO
A SABEDORIA DA VIDA DIÁRIA - TOLLE
RAMANA MAHARSHI

Nota final: vou postar hoje ainda este artigo e revisar amanhã ou outro dia! Mas aviso se revisar partes chaves no início do artigo e vou negritar tais revisões neste caso. Portanto, em alguns dias abra o artigo e veja se de fato revisei partes chaves, ou não.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.