segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A ARTE TEM LIMITES?


Imagem da Internet

O CASO DAS OBRAS DE ARTE SUSPEITAS
Pais e Professores em Geral, leiam sem falta todo o material!

Sinto-me no dever de postar alguns links sobre o tema polêmico, pois andei recebendo vários links de diferentes amigos e por isso decidi fazer uma pesquisa relâmpago e salvar no  blog - bem no final segue minha opinião, mas sugiro lerem tudo primeiro, para ver o que sentem e antes de ler minha opinião, RESPONDAM POR SI, o que CADA UM PENSA SOBRE O TEMA!
POIS PRECISAMOS APRENDER A DISCERNIR, E A PENSAR POR CONTA,
e ser capaz de se responder às seguintes perguntas:

- EM NOME DA ARTE PODE-SE JUSTIFICAR TUDO?
- OU HÁ LIMITES?
- SE SIM, COMO IDENTIFICAR TAIS?

Está inclusive rolando uma PETIÇÃO via WA e talvez via FACE,
portanto, conheçam um pouco quem está por detrás...
E VAMOS FICAR ESPERTOS E DESPERTOS!
O mundo não é cor-de-rosa!
A ARTE, como as CIÊNCIAS, RELIGIÃO e TUDO são MANIPULADAS - seria estranho se a Arte conseguisse se manter "pura" em meio a tanta podridão que existe neste mundão...
SE NEM A RELIGIÃO CONSEGUIU TAL FAÇANHA!



O texto abaixo recebi via e-mail de um amigo e isso que nem cheguei a enviar nada a ninguém sobre o tema e por isso não cheguei a me aprofundar, só agora, depois que li o texto enviado pelo meu amigo abaixo, envolvendo O ESTATUTO DA CRIANÇA, que decidi checar na net sobre o tema.
E em poucos minutos juntei vários artigos chaves e vi que preciso expor e registrar minha opinião, afinal, lido com Arte há quase sete anos e, de fato, sinto-me, já por isso, na obrigação de me aprofundar sobre o tema polêmico envolvendo ARTE X LIMITES de modo geral, e não apenas focado no causador da polêmica, mas, justo por este também envolver crianças, é preciso ir mais fundo.

<<< Entendam o que diz o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Dos Crimes em Espécie:
Art. 240. Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente:
Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.
Art. 241. Vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente:
Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.
Art. 241-C. Simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Art. 241-E. Para efeito dos crimes previstos nesta Lei, a expressão “cena de sexo explícito ou pornográfica” compreende qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais. >>>

O TEMA DA EXPOSIÇÃO está resumido nesta reportagem bem clara e simples:


VEJA A PETIÇÃO que está circulando e saiba mais quem está por detrás da Avaaz (graças a uma pessoa anônima, que me alertou via inbox no face, eu larguei mão de assinar petições faz tempo):


LEIA ABAIXO OS COMENTÁRIOS do Jornal Livre:

E VEJAM MAIS ESTE ARTIGO ABORDANDO LIMITES NA ARTE - retirei 3 parágrafos para ajudar na reflexão sobre minha pergunta acima!


<<< Duchamp tinha o sonho de ver o artista liberto do que costumava chamar “domínio da mão”. Para ele, um artista não necessariamente precisava saber desenhar, pintar, esculpir ou fazer qualquer outra coisa; o artista apenas deveria ser livre para fazer o que quisesse.
Essa era uma discussão válida, é verdade. Mas o que Duchamp não imaginava é que na ânsia de fazer arte, ela seria destruída ou, pior, prostituída. Se tudo é arte, nada o é, afinal. Entramos de cabeça na era da interpretação e, é claro, sempre haverá a intenção do artista, que pode querer que as reações do público façam parte da obra, ou, até mesmo, não esperar reação nenhuma dele. Mas vale a pena destruir vidas em nome de uma manifestação artística marcante?
Estariam os artistas citados acima apenas revelando o que há de mais humano no homem, sem hipocrisia nenhuma ou apenas agindo com perversidade para chocar e polemizar? Como estabelecer esse limite, que é separado, aparentemente, por uma linha bem tênue? >>>

ACHEI MAIS UM ARTIGO CHAVE, PARA PODER EMBASAR A COMPLEXIDADE DA QUESTÃO DA ARTE X LIMITES:
- aliás, o artigo é fruto da questão polêmica da Arte - leiam a opinião "politicamente correta" de 3 especialistas:


MINHA CONCLUSÃO PESSOAL, sem precisar pensar muito, é:


- QUALQUER EVENTO, seja ele de Arte, Político, Religioso, Social que tem por fundo "subverter" ou "inverter" VALORES REAIS que chamo de ATEMPORAIS, deve ser avaliado de modo mais profundo, pautado em leis humanas básicas.

Quem tem um mínimo de informação, sabe que estamos no limiar de expor ao mundo todo o complexo esquema que envolve a PEDOFILIA NO MUNDO e se preparem, porque estão envolvidos TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE!

PORTANTO, diante da frase acima é preciso SIM SEMPRE QUESTIONAR QUAL FOI A INTENÇÃO ORIGINAL DO AUTOR, SEJA DE ARTE OU OUTRO! As vezes a intenção é, de fato, boa, mas o resultado não! Portanto, não conta apenas a INTENÇÃO quando o tema envolve crianças, mas, sobretudo O NÍVEL DE INTERPRETAÇÃO QUE UM TEMA PODE SUGERIR OU ATINGIR!

E mais: uma crítica completa não se faz na horizontal, ou seja, dentro da estrutura do tema, no caso, apenas focando o aspecto Arte! 
Uma crítica saudável requer uma visão vertical!
É preciso erguer a temática e traçar algumas linhas verticais de modo a formar um leque, se possível... aí chegaremos perto de uma visão maior que envolva não apenas o artista, sua intenção, mas a interpretação, os atingidos, e as possíveis consequências!

Então peço que quem ainda tem bom senso próprio, opinião própria saudável, que compartilhe este material na íntegra, em nome da INTEGRIDADE HUMANA que está em vias de desaparecer no planeta, basta ver a mesma polêmica envolvendo a IDEOLOGIA DE GÊNERO - isso já se tornou um vírus mundial e plantado de forma proposital... pelos que já conseguiram subverter a moralidade humana mínima, taxando tudo de "falsa moralidade", ou de negar que existem limites na liberdade humana e em tudo! Ou seja:
Um limite termina quando ele invade, de alguma forma, outro! 
Ora, quero ver quando a colheita da semeadura envolver seus filhos ou parentes próximos!

Por fim: o objetivo de todas Artes, Ciências, Filosofias e Religiões era...
ERA UMA VEZ... ELEVAR O SER HUMANO AO GÊNERO SUPERIOR, SUPREMO...
E FAZER DELE UM HOMEM-DIVINO, que é sua real predestinação, mas isso já se perdeu na aurora dos tempos - o ser humano de hoje tende para uma aberração, e não falo no plano sexual, mas moral em geral, em valores, em conceitos, em beleza interior! Pelo contrário:
- Ele está se tornando uma obra de arte tipo caricatura, de traços imprecisos e anormais, do que seja um SER HUMANO NORMAL, imagine então um ser humano ESPIRITUAL, SUPERIOR, pois a tendência geral é se venderem por uma pseudo liberdade de expressão ou por dinheiro!

MAS, se cada um começar a parar para PENSAR POR SI, do que acha normal, bonito, natural, nem falo divino... isso basta para a gente retomar nossa jornada civilizatória e revertermos o que já se tornou "natural": um ser ... estranho, que usa tudo a sua frente para se corromper de algum modo, um verdadeiro devastador da beleza em sua essência mais primária, ou seja:

- UM SER CAPAZ DE FOCAR NA BELEZA E DE CRIAR MAIS BELEZA,
SEJA VIA ARTE, RELIGIÃO, CIÊNCIA OU QUALQUER OUTRO MEIO!
Criando assim uma civilização superior, pautado
NO BOM, NO BELO E NO VERDADEIRO!
Todo o resto é desvio, comédia ( para não chorar),
experiência (no melhor dos casos),
mas não evolução!
Não civilização!


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