sexta-feira, 23 de março de 2018

CALDOS DE AVEIA DELICIOSOS!

DICAS DE CALDOS DE 5 MINUTOS 
SABOROSOS E NUTRITIVOS
E QUE AINDA GARANTEM UM BOM SONO

imagem da internet

O frio vem chegando e não tem nada mais delicioso e fácil de fazer,
do que caldos de aveia, mandioca, mandioquinha, 
de todos os tipos de sobra inclusive arroz, macarrão, feijão.

Receita básica:
- Refogue cebolas e temperos à gosto,
de preferência com azeite - use menos - menos é mais,
do que usar óleos trans...
Acrescente as sobras e acrescente água fria ou quente.
Deixe ferver por alguns minutos.
Aos vegetarianos, bata um ovo dentro,
rale queijo, ou use sua imaginação!

Mas hoje vou repassar minhas receitas de caldos de aveia
que anotei para repassar a uma sobrinha,
por isso terá variações com sardinhas e sobras de carnes.



CALDOS SALGADOS COM AVEIA

Use aveia a gosto: em flocos grossos ou finos
Compre quantidades maiores em algum empório onde pagará a metade do preço, caso
a família for grande ou o consumo grande!

Receita salgada básica

- Dissolva um tablete de caldo em água quente a seu gosto na panela ou mesmo xícara – conforme necessidade individual ou familiar (na pressa desfaça o tablete com uma faca)
- Se quiser tornar o caldo bem light, sem as gorduras trans e sódios dos caldos prontos, rale o que cebola e alho, acrescente temperos (tipo baiano) e refogue em azeite rapidamente.
- Acrescente a aveia na proporção mínima de 3 colheres de sopa cheias por pessoa
- Deixe ferver por menos de um minuto e deixe descansar por alguns minutos pra ficar bem gostoso

Variação 1: acrescente um ovo batido

- Se quiser tornar o caldo ainda mais nutritivo, acrescente um ovo e bata com garfo se for na xícara ou com batedor em neve na panela para dissolver bem... o resultado será um caldo cremoso, saboroso e nutritivo. Claro que pode usar um ovo por pessoa... mas comece com um para testar. Melhor ainda se for ovo caipira

Variação 2: rale abobrinha, cenoura, cebola...

- Use o caldo ou então temperos ralados conforme dica inicial
- Se for temperos ralados ou prontos, como orégano, ervas finas, etc., refogue 1 minuto
- Rale legumes a gosto e refogue com os temperos por mais 1 a 2 minutos
- Acrescente água quente e deixe cozinhar a gosto, mas bastam 1-2 minutos

Variação 3: corte tomates em cubinhos e cebola

- Refogue em azeite com sal e orégano rapidamente
- Jogue água quente ou fria, e deixe ferver com a aveia
- Após desligar e deixar uns minutos descansando...
- acrescente queijo ralado, fresco em cubos, ou requeijão!

Pode variar com o que quiser:
- Exemplo: milho em conserva, ervilha.

Variação 4: use sobras de carnes ou sardinhas em lata

- Refogue cebolas, e outros legumes a gosto
- Acrescente sardinhas em lata ao refogar os legumes
- Na próxima vez use restos de carne picadinhas, moída, etc.

Invente os caldos de acordo com os temperos e sobras

Caldo a la India: 
- use apenas sal, manteiga e curry e refogue com cenouras e sobras de arroz
- acrescente água quente e se quiser bata um ovo dentro ou pique restos de frango
- combina acrescentar restos de lentilha

Caldo a la Itália:
- refogue tomates, cebola e orégano ou manjerona
- acrescente água quente e restos de macarrão; complete com queijo ralado, picado
- combina acrescentar abobrinha ralada

Caldo a la France:
- refogue cebola, alho, etc, e acrescente ervas finas, da Provence ou similar
- acrescente restos de batatinha ou rale batata fresca e refogue com temperos
- acrescente água e deixe ferver o tempo da batatinha ficar no ponto desejado
- combina acrescentar cogumelos

Caldos de "Batatas e Similares"
- deliciosos também são os caldos baseados em 
- mandioca, batata, batatinha, batata-salsa, cará ou taiá
- cozinha-se bem e depois use o tempero a seu gosto e faça um caldo

- Finalizando os caldos com...
- Salsinha picada é tudo de bom, pois ela é rica em minerais, vit C e mais... (pesquise) 
- Couve picadinha - super nutritiva e dá o mesmo efeito bonito
Importante: nunca pique os vegetais verdes e deixe ao ar livre por mais de 15 minutos
senão perdem vitaminas, entre outros. E acrescente sem cozinhar, no caso da couve pode cozinhar, mas não precisa - experimente - basta picar fininho ou cortar bem fininho.
Mas a salsinha cozida perde toda vit C, aliás a couve também, por isso evite cozinhar.

E assim, no inverno, terá toda a noite uma sopinha diferente e deliciosa, sem falar em nutritiva, e ótima para dormir – para os nervos, pois a aveia possui muitas vitaminas do complexo B, e nutrientes excelentes, além de ter um carboidrato de alta qualidade.
Pesquise.
Pode também acrescentar flocos de quinua para dar mais potência.
Acrescente uma colher ou mais de chia..., enfim, invente!

Achei um artigo de cara que diz tudo e mais...

CALDOS E MINGAUS DOCES

O mais comum é usar a aveia para caldo e mingaus doces, e embora haja receitas aos montes, vou te dar uma básica e deliciosa:

- Nesse frio, de manhã, pegue uma frigideira grande e coloque um pouco de manteiga mesmo de preferência – margarina é tudo de ruim que existe no planeta – pesquise se não sabe! E urgente!
- Melhor ainda: óleo de coco ou se achar óleo de amendoim.

- Corte as bananas em rodelas, aprox. 1 por pessoa ou 1,5.
- Refogue na manteiga ou óleo de coco com açúcar mascavo.
- Deixe dar uma leve queimadinha.
- E daí acrescente água quente e deixe cozinhar por um minuto para virar um caldinho – vá testando como todos gostam da consistência, ou seja, mais caldos ou menos.
- Daí acrescente  aveia a gosto – aprox. 3 colheres por pessoa ou conforme gosto de cada um.
- E deixe descansar por uns minutos enquanto faz outra coisa.
- Pode acrescentar a gosto, canela, coco ralado, amendoim inteiro ou batido no liquidificador, uvas passas, frutas secas, enfim... faça como no doce, varie a cada dia, inclusive usando leite de coco ao invés de água vez e outra, ou leite mesmo, mas não muito, leite de aveia ou de amêndoas (altamente nutritivo!), enfim, descubra nas casas de produtos naturais o que existe.

 Paçoca caseira: fonte de energia, memória e alegria!

- Torre amendoins no forno ou na frigideira levemente mexendo com colher de pau.
- Deixe esfriar e daí bata no liquidificador a gosto (ino, médio ou grosso)
- Acrescente açúcar mascavo
- Opcional: acrescentar (a gosto) farinha de mandioca torrada neutra
- Guarde em uma lata bonita

Use para espalhar em cima da aveia doce, ou leve em potinhos para consumir durante o dia com um café amargo. Ela não só vai tirar a fome feroz, como diminuir a ansiedade por doces, e de quebra dar luz no cérebro, pois tem muito fósforo e não engorda, justamente porque sacia!!! É só não comer meio quilo por dia. Leve um pote contado: umas 3-4 colheres por vez, max 2 x ao dia.

E bom apetite.

ESCOLHA DA LOUÇA

Dica essencial: qualquer comida fica mais gostosa em louça adequada ou bonita, colorida, diferente.
Compre tigelas para as sopas da noite e tigelas para as sopas da manhã – cada um deve ter a sua e uma colher gostosa.
Acredite, isso faz a diferença!

Dica chave: para as sopas da noite, tem que ser material de qualidade, pode ser plástico, mas muito bom, senão ele libera toxinas em contato com o calor que com o tempo se tornam causadoras de doenças graves até câncer, pois nossos plásticos são de má qualidade e da China nem se fala. De preferência use algo de outro material, mas que não seja muito pesado – pesquise! Pode ser uma xícara enorme, quem preferir, enfim... faça disso também algo divertido e gostoso. Sei que tem pouco tempo – mas esta pesquisa é para sua saúde e alegria.


PODEROSO AMENDOIM


O amendoim é uma planta da família da fabaceae (beterraba-marinha), originária da América do Sul. Seu fruto é de um tipo de vagem a planta é uma erva, com o caule pequeno e folhas tri-folioladas medem cerca de 30 -50 cm de altura.
O fruto tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentar. Algumas variedades têm uma grande quantidade de lipídios e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha (dão de 45 a 50% de óleo). Em várias regiões de África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em lipídios e proteínas.

Modos de Utilização e Consumo

Seu consumo mais popular se dá das seguintes formas: como manteiga de amendoim, inteiros, torrados ou crus. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim e também em bolos e sorvete.
O óleo de amendoim é poderoso porque ajuda a combater o envelhecimento precoce.
O óleo de amendoim é frequentemente utilizado na culinária, porque tem um sabor suave e queima em uma temperatura relativamente elevada. A extração do seu óleo pode ser utilizada em tintas, vernizes, lubrificantes, roupas de couro, inseticidas. As cascas do amendoim são aproveitadas na fabricação de plástico, gessos, abrasivos e combustíveis. Também pode ser usada para fabricação de celulose e a mucilagem (cola). As folhas e galhos podem ser utilizados para fazer feno.

Benefícios do Amendoim

• Ácidos graxos monoinsaturados: Conhecidos como gorduras do bem, os ácidos graxos monoinsaturados contribuem para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL). O LDL, em excesso no sangue, provoca aumento na deposição de placas de gordura nas artérias, o que impede o fluxo de sangue; já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias).

 • Gordura: Importante ao corpo por ser fonte concentrada de energia, servir de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água), além de ser precursora de diversos hormônios e proteger as membranas celulares.
• Omega-3: Reduz, moderadamente, os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Junto ao Omega-6 previne o envelhecimento, por funcionarem como renovadores celulares.
• Vitamina E: Nutriente famoso pela ação de antioxidante, ou seja, de combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. E, ainda, é responsável por aumentar a resistência dos músculos ao reduzir dores e preservar o sistema imunológico.
• Ferro: Importante na dieta de gestantes, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, bem como no crescimento do feto, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda, pois é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.
• Fósforo e Potássio: Ajudam a afastar a fadiga e dão pique total para quem pratica atividades físicas. O fósforo ajuda na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. Já o potássio, melhora a contração muscular e é um aliado para quem pratica exercícios físicos.
• Omega-6: Renovador celular, prevenindo o envelhecimento precoce.


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