domingo, 29 de janeiro de 2017

ECOVILAS - RETORNO ÀS RAÍZES

Imagem da Internet


Retornar às Raízes para Alçar Alturas!
Soa paradoxal e por isso é real!
Sei isso pela teoria e creio que Anastásia
é o exemplo perfeito de como isso é possível!

Com a pequena amostra de leitura do LIVRO sobre como ela vive,
pode-se ter uma ideia de como a Natureza é 
complexa e simples!
Soa paradoxal? Então... é real!
(link do livro segue mais adiante).


Mas sabem o que mais me encantou?
Quando fui buscar por uma imagem para ilustrar este artigo,
veja o artigo que eu achei (link acima): perfeito!
Até parece que tirei o título dele! Não.
Ele fluiu enquanto estava fazendo outra coisa e imaginando como
iria chamar este artigo.

Ecovilas e comunidades intencionais, tanto urbanas como rurais, co-workings, projetos da Grande Virada, iniciativas do movimento Transition Towns... são os termos que devemos anotar neste momento planetário.

Não sei se vão achar o termo Wédico com W no site de Portugal acima e na amostra de leitura - penso que não. Mas ele reflete um novo conceito de vida, baseado no modelo repassado por Anastásia - porém, não sei detalhes, provavelmente foi um modelo montado para nós, citadinos e necessitados de modelos pré-fabricados porque perdemos totalmente a sintonia com a Natureza. Lendo as primeiras páginas da amostra isso vai ficar tão claro que choca. Choca o quanto somos ignorantes de nós, das plantas, do céu, terra. Como vivemos feito baratas tontas. 

O tema das Ecovilas veio a mim em junho do ano passado, quando procurei por informações sobre o autor de vários livros interessantes, Michael Tellinger, os quais minha Mãe havia encomendado da Suíça.
Daí me defrontei em detalhes sobre a filosofia UBUNTU e como ele, sem querer, acabou criando um modelo político-econômico, embora ele tenha sido cantor e depois arqueólogo amador de sucesso! Uma história que pode ser lida no link acima, que é antigo, mas muito bem resumido. 

E por causa do termo UBUNTU fui parar no site ARCA DANIEL - BAHIA, de um Suíço! Nossa, que salada doida, pensei! Sugiro baixar o PDF do link acima para ler o básico. E depois o que tiver em português e chamar sua atenção. Fiquei curiosa o que um Suíço tá fazendo na Bahia e entrei em contato com Daniel e ele informou, entre outros, que justo conseguiram terras para realizar todos os projetos - mas, alguns já estão em andamento - em breve vai ter mais material informativo em português para quem se interessar.

Olhem como a ideia está germinando pelo Brasil todo, sim, ainda timidamente dado ao nosso tamanho, mas quem sabe há outras por aí, não catalogadas, enquadradas em conceitos variados. E sei que há, mas hoje não vou entrar em detalhes, porém, basta citar o Modelo das Estações Celestes criadas por José Luiz Scortecci de Paula, um arquiteto de Brasília (se não me falha a memória) -veja detalhes no link acima.

Sem esquecer o Santuário Ecológico Vale Dourado, de J. Dal Col, em Alto Paraíso, próximo a Brasília, cidade, onde, aliás, há várias modalidades de vida na natureza e onde eu queria morar quando voltei da Suíça - aliás, eu tinha me prometido o seguinte: só troco os Alpes Suíços pelos "Alpes Goianos" - é que APG e Brasília ficam em média 1.200 metros acima do nível do mar e isso equivale a morar numa montanha! (Bem, mas daí um convite inesperado de emprego me fez desistir de realizar meu projeto e depois quando fui atrás, parece que a onda tinha passado - ou a janela do tempo - agora aprendi: sempre que tiver um sonho, projeto ou faz ou esquece, pois as vezes depois não dá mais - aliás, dica dada!). 


ECOVILAS NO MUNDO

8 ECOVILAS NO BRASIL E NO MUNDO

SC - ANTONIO CARLOS -  ECOVILA ALDEIA ARAWIKAY 
https://www.ecoaldeia.org/quem_somos.htm

RJ - PARATY - ECOVILA OASIS MUNDO 
http://instintoviajante.com/a-ecovila-oasis-mundo/

UM ALMOÇO QUE RESULTA NUM ARTIGO SOBRE ECOVILAS...ETC
http://www.deverdecasa.com/

OSCIP - UM ORGAO QUE FOMENTA ATIVIDADES SUSTENTÁVEIS...



ARTIGOS EM ALEMÃO SOBRE O TEMA -  A TRADUZIR
 - Vou atualizar este artigo assim que traduzir o material.

GARTEN WEDEN
Traduzir - VER PDF
WEDA ELYSIA
Traduzir - WIR WOLLEN...
DORF LA ESPERANZA - PY
Traduzir - HINTERGRUENDE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.