segunda-feira, 25 de maio de 2015

A VERDADE & LIBERDADE



A VERDADE É IMUTÁVEL, OS MÉTODOS NÃO!

Esta frase basta para resumir o tema. Mas segue outro resumo muito bom, que acabei de achar, ao buscar por um autor sobre o qual gostaria de fundamentar este texto - não achei o autor americano John Gardner, mas achei um outro, que resumiu, em parte os 11 tópicos criados por John W. Gardner sobre como não deixar sua empresa morrer - pela falta de flexibilidade - sendo que um pastor da linha Batista usou estes 11 tópicos para avaliar a cristalização das igrejas em geral, inclusive usando como exemplo o apóstolo Pedro, que foi uma dos mais conservadores.

Liberdade para dizer apenas aquilo que todos aceitam e consideram verdadeiro, certo, bom e belo não é liberdade. A liberdade envolve o direito de contestar, e até mesmo ridicularizar (“escarnecer”, “vilipendiar”), aquilo que todos aceitam, ou a maioria aceita, como verdadeiro, certo, bom e belo – ou mesmo como sagrado.
http://liberalspace.net/2013/12/

O autor do texto acima - Eduardo Chaves - vai longe - quem gosta do assunto, pode aproveitar a carona do link e ver que o problema de liberdade de opinião vai existir enquanto existirem seres humanos vivendo diferentes estados de consciência - mas isso não quer dizer que devamos nos debruçar sobre a janela e ver a banda passar - precisamos aprender a tocar algum instrumento e, se for o caso, inovar a banda.

E para provar que eu realmente busco não viver baseada em pré-conceitos, na medida do possível, veja o que me inspirou a escrever este artigo (quem leu meu artigo anterior O Dr. da Eternidade, ou me conhece, sabe que minha linha filosófica não está situada dentro de uma igreja, nem mesmo dentro de uma doutrina ou sistema de fé - mas incluindo todas e acima de todas, tenho a minha forma de ver e avaliar e viver DEUS):

Acordei esta de madrugada de segunda-feira, dia 25 de maio, sem sono, e decidi descer (moro num chalé), para fazer um chimarrão e como eu tinha deixado o rádio ligado, sintonizado na Igreja Batista, a FM 92,4 - senão me engano, para ouvir umas músicas suaves antes de dormir - eu me surpreendi com o locutor falando a frase acima - A VERDADE É IMUTÁVEL, OS MÉTODOS NÃO -  e agucei os ouvidos e quase que xinguei o esquentador elétrico de água, pois a água estava ficando quente e chiando e dificultando para ouvir :-)

Volta e meia me surpreendo com algumas alocuções desta Igreja, visto que volta e meia sintonizo o rádio nela quando quero relaxar - eles tem algumas musicas gospels que gosto muito ou então tocam várias faixas mais do gênero clássicas, mas bem suaves - porém, quando preciso limpar a casa, cozinhar, passar, daí opto pela Ouro Verde - que só toca clássicos da música popular americana - a maior parte - e algumas nacionais.

Bem explicado isso, volto ao assunto: decidi então tomar o chimarrão lá embaixo com o ouvido colado ao rádio para ver como eles iriam abordar o tema e me surpreendi - como outras vezes - e mais: anotei correndo o nome do autor do artigo, no qual o Pastor Fernando (nome que foi citado no final) se baseou para esta alocução.

Fui pesquisar no Mr. Google e veja o que achei sobre John W, Gardner no documento em PDF abaixo (parece que os 11 tópicos, lidos pelo Pastor Fernando Bocchio, citado acima, não existem em Português - lembrando que muitos pastores falam inglês e usam muita a literatura americana para se inspirar):

http://www.unisa.br/cbel/artigos04/09_david_penner.pdf

7. On Leadership by John W. Gardner (New York: Free Press, 1990). Na discussão mais ampla sobre liderança, o livro de Gardner provou ser uma influência estável. Seu livro, invariavelmente, encontra o caminho das listas de livros recomendados. Sua experiência como Secretário de Saúde, Educação e Bem-Estar Social dos Estados Unidos e inúmeros outros cargos governamentais ajudaram-no a enxergar e compreender a necessidade de liderança em todos os níveis. “Liderança” ele disse, “não é uma atividade misteriosa. É possível descrever as tarefas que os líderes desempenham. E a capacidade de desempenhar estas tarefas está amplamente distribuída na população” (p.xv). Ele identificou seis tarefas-chave da liderança: visualizar objetivos, ratificar valores, motivar pessoas, gerenciar, atingir uma unidade que favoreça o trabalho, explicar, servir de símbolo, representar o grupo e renovar. Seu livro discorre de maneira vasta e ampla sobre tópicos de liderança e seu chamado para uma liderança maior, baseada em valores compartilhados e comunidade, ainda é apropriado para os dias de hoje. John W. Gardner era professor consultor na Universidade Stamford na ocasião de sua morte em 2002 aos 89 anos de idade.

E ao prosseguir com a busca, fui parar no blog do Eduardo Chaves, de onde citei um parágrafo no início do artigo.
E cá estou eu, sem achar mesmo os 11 tópicos citado pelo Pastor Fernando, de John W. Gardner, com o título aproximado (não deu tempo de anotar o nome do artigo, do autor, do pastor e do nome de sua alocação sem cometer algum erro): 

- COMO PREVENIR A MORTE DE .... sua empresa, suponho... por JOHN W. GARDNER
E a alocução do Pastor Fernando Bocchio (que vai prosseguir na madrugada de terça-feira, acho que iniciando as 3h00 ou 3h30, pois se encerrou as 4h00):
- FLEXILIDADE... (este parece ser o nome do programa).

Enfim tive a ideia de buscar pelo nome do Pastor e entre vários links, achei este que explica do porque não vou encontrar os tais 11 tópicos em português e vi que seu sobrenome se escreve com um "c" e que este programa pode ser ouvido as  3:30, 8:30 e 22:30 e que o programa mesmo se chama RAZÃO PARA VIVER:

Razão Para Viver é um programa do ministério do Pr. Charles Swindoll nos Estados Unidos, chamado Insight for Living. Este

programa foi traduzido para o português em diversas línguas. No Brasil ele é apresentado pelo Pr. Fernando Bochio.

http://bbnradio.org/WCM4/ProgramsandLinks/tabid/571/itemID/327/Default.aspx

Bem, então me restam duas opções, pesquisar em inglês os 11 tópicos citados ou escrever para a rádio BBN e ver se consigo o texto desta alocução, pois quero ter aqueles tópicos - são excelentes!

Achei um documento em PDF com um resumo do livro acima citado de John W. Gardner, mas não achei neles os ditos 11 tópicos, mas há inúmeros tópicos neste documento que podem interessar a muitos empresários de qualquer ramo, claro, desde que entendam inglês (meu só dá para o gasto):

http://www.altfeldinc.com/pdfs/JohnWGardner.pdf

Acho que neste link ele aborda parte dos tópicos - ou talvez sejam eles - ou a partir destes que depois criou um resumo de 11 tópicos, enfim...

http://www.brainpickings.org/2014/07/14/self-renewal-gardner/

Vou copiar só um deles que párei para ler e entendi o cerne do tema com meu pouco inglês:

Another characteristic of the self-renewing man is that he has mutually fruitful relations with other human beings. He is capable of accepting love and capable of giving it — both more difficult achievements than is commonly thought. He is capable of depending on others and of being depended upon. He can see life through another’s eyes and feel it through another’s heart…

Traduzi via Translator:

Outra característica do homem autorrenovador é que ele mantém relações mutuamente frutíferas com outros seres humanos. Ele é capaz de aceitar o amor e de dá-lo - duas conquistas mais difíceis do que se pensa. Ele é capaz de depender dos outros e de ser dependente deles. Ele pode ver a vida através dos olhos de outra pessoa e senti-la através do coração de outra pessoa...

......................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos de antemão os que se derem ao trabalho de expor um comentário, pedimos apenas que sejam objetivos, seja na exposição, ou na formulação de dúvidas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.